Um novo teste de sangue descomplicado pode detectar a presença de sete tipos diversos de câncer pela detecção de ‘favoritos’ do DNA que se desprendem das células tumorais e que circulam pela corrente sanguínea. DELFI, desenvolvida por pesquisadores do Centro de Câncer Kimmel de Johns Hopkins (EUA), assim como obteve bons resultados em testes de demonstrações de sangue de 215 indivíduos saudáveis, com só 4 casos de falsos positivos. A prova usa o aprendizado automático, um tipo de inteligência artificial, para discernir padrões anormais de fragmentos de DNA em sangue de pacientes com câncer.
Ao preparar-se esses padrões, os pesquisadores disseram que podiam identificar o tecido de origem do câncer em até 75% dos casos. Os núcleos de células saudáveis empacotam o DNA como uma ‘mala’ bem organizada, em que as diferentes regiões do genoma são colocados cuidadosamente em inúmeros compartimentos, explica Alessandro Leal, autor principal do estudo.
- Titular pra Portugal dos direitos da Liga Iberdrola
- 1 Ver assim como
- A hipótese do Sistema de Símbolos Físicos e a IA: IA fraca versus IA potente
- Registado: 17 jun 2010
- Se remove o botão de Início do sistema
Pelo contrário, “os núcleos das células cancerosas parecem mais malas desorganizadas, com elementos de todo o genoma lançados ao acaso”. O padrão de fragmentação de todo o genoma de um indivíduo se podes comparar com as populações de fonte para designar se o padrão é, provavelmente, saudável ou derivado do câncer.
A prova é qualificado de indagar simultaneamente milhões de sequências de centenas a milhares de regiões no genoma, identificando anomalias específicas de tumores a começar por pequenas quantidades de ADNfc, declara Scharpf. Usando DELFI, os pesquisadores descobriram que os perfis de fragmentação de ADNc de genoma são diferentes entre os pacientes com câncer e os indivíduos saudáveis. No estudo atual, os pesquisadores da Johns Hopkins trabalharam com colegas de instituições dos estados unidos.
Todas as demonstrações de pacientes com câncer que receberam antes de qualquer tratamento, e a maioria das amostras (183) procediam de pessoas cuja doença poderia ser tratada com a remoção cirúrgica dos tumores. Os pesquisadores relatam que os indivíduos saudáveis tinham perfis de fragmentação semelhantes, no tempo em que que os pacientes com câncer tinham perfis de fragmentação mais variáveis que tinham menos probabilidade de coincidir com os perfis saudáveis.
DELFI detectou o câncer em 73% dos pacientes com câncer em geral, no tempo em que que classificou incorretamente a quatro de 215 indivíduos saudáveis (98% de especificidade). Constatou-se também que a prova tinha uma exatidão de 61% -75% pela identificação do tecido de origem do ADNcfc. Quando se combinaram DELFI e análise de cfDNA baseados em mutação, os pesquisadores puderam detectar, com precisão, 91% dos pacientes com câncer.
O link pra Airón é o preciso. Assim, você necessita ligar o poço Airón de Vila do Pinhal, em Bolonha, está perto Hontoria. Está antes de voltar a Vila do Pinhal, à esquerda da estrada. Lembro-me ainda no momento em que fui fotografiarlo que me acompanhou um jovem do povo, e me contou uma lenda que acharás no livro.