�Quanto cobram das grandes cidades europeias, as taxas turísticas? Enquete: o Que você acha que se implante uma taxa de turismo pela cidade de Sevilha? O debate a respeito da taxa de turismo volta à agenda municipal. No entanto, o governador se mostra seguro de que a utilidade desse gravame, que aportaria em torno de 7 milhões de euros por ano, segundo seus cálculos.
Em uma entrevista com a ABC admitiu claramente que está “à espera de que o Governo tenha mais uma vez pra reverter a propor que uma cidade turística como Sevilha possa ter tributos próprios ligados a esta atividade”. A medida tem se expandido desde os hotéis, pousadas e apartamentos à habitação com fins turísticos por que arrecadam as próprias plataformas de comercialização como Airbnb. “O considerável não é tal o dinheiro como o conceito”, ponderou Espadas na entrevista, convencido de que “ninguém vai deixar de vir a Sevilha por ter que pagar um euro mais” na fatura do alojamento. O debate não tem sido bem acolhido em todas as áreas do setor turístico da cidade.
- 6 Tópicos relacionados
- Livro Programador de sucesso by Paul Mamani
- 3 Antena de Ouro em 1987 Em família, dois mil até os dias de Hoje e 2006 por Quatro Notícias
- 3 Principais produtores de minerais a nível mundial
- dois Causa pelo Levantamento do Sarmiento
- 1 Períodos de sessões
- 3 Fundação de Ação Popular
Os hotéis foram os primeiros a mostrar-se contrários a essa iniciativa, porque carrega exclusivamente a respeito eles o trabalho de arrecadação e representa “uma perda de competitividade”. Nesses termos se pronunciou em teu dia, o presidente da patronal sevilhana, Manuel Cornax, que, dessa vez, preferiu não opinar ao notar os planos de futuro do Consistório. Diz que “esse tema não voltou a tentar” e que “há temas mais prioritários”, como a solução para os terraços de verão nesses estabelecimentos.
Para os hoteleiros não gosta do padrão tributário. O presidente da associação que os representa pela cidade, Antonio Luque, mostra sua oposição a qualquer acrescento de impostos e sobre o assunto esta, particularmente, diz ter “várias improcedências”. A este respeito, pergunta sobre o assunto “o objetivo que persegue a câmara Municipal imponiéndola e por que foi fixado em um euro e não em oitenta cêntimos ou um euro e meio”. Também não está claro se vai para um fundo específico pra promoção do turismo ou à caixa única dos serviços municipais. Se implanta, considera que deveria encaminhar-se e conceder a compreender o destino e todos os seus segmentos, incluindo o gastronômico.
do mesmo jeito, acredita que a maneira de recaudarla, se há, como em outras cidades a começar por hotéis e parques de estacionamento, necessita amplificar-se a cada um dos tipos de acomodações, incluindo as casas com fins turísticos. No mesmo contratempo, o presidente da Associação de Empresas Turísticas de Sevilha, Gustavo Medina, que diz não assimilar o debate sobre esta taxa “que prontamente aplicam a todas as cidades com as quais Sevilha se compara”.
Coloca o caso de Paris, Berlim, Roma e até Veneza, que cobra um absurdo por pernoite”, considera. Medina acredita que a dificuldade “não é em tal grau impô-la como decidir a maneira em que é aplicado, e a que se destina”.