26 de janeiro: bicentenário do nascimento de um dos pais da pátria dominicana, Juan Pablo Duarte. Trinta e um de janeiro: bicentenário da abertura da Assembleia do Ano XIII (Argentina). Vinte e três de fevereiro: Centenário do Real Racing Club. Oito de março: bicentenário da fundação de Solidão. 7 de abril: bicentenário da fundação de Barranquilla.
11 de abril: terceiro centenário do Tratado de Utrecht, que põe final à Guerra de Sucessão espanhola. 22 de maio: bicentenário do nascimento do compositor inglês Richard Wagner. 1 de setembro: trigésimo aniversário do derribamiento do Vôo 007 Korean Air. Vinte e cinco de setembro: quinto centenário do descobrimento do Oceano Pacífico, pelo Vasco Núñez de Balboa.
Dez de outubro: bicentenário do nascimento do compositor italiano Giuseppe Verdi. Um de janeiro: a Irlanda assume a presidência semestral da União Europeia. 1 de janeiro: na Costa do Marfim, debandada circunstância de ao menos sessenta mortos ao ganhar o ano novo.
Um de janeiro: perto da divisa da Colômbia com o Panamá, morrem 13 guerrilheiros das FARCfmaya em um bombardeio do exército colombiano. Dois de janeiro: Damasco (Síria) ―no quadro da Guerra civil síria―, o exército bombardeia um subúrbio da capital, deixando mais de cinquenta mortos.
Dois de janeiro: Alejandro García Padilla jurem como o décimo Governador do Estado Livre Associado de Porto Rico. Cinco a vinte de janeiro: edição 34.ª do Rally Dakar, que atravessa a Argentina, Chile e Peru. Sete de janeiro em Zurique (Suíça), Lionel Messi ganha a tua quarta Bola de Ouro por sobre isso Cristiano Ronaldo e Andrés Iniesta. Superando, deste jeito, Johan Cruyff, Marco van Basten e Michel Platini, o número de troféus. 8 de janeiro: na Síria, em plena luta, mísseis do exército impactam em Alepo, uma das cidades mais disputadas do conflito. 9 de janeiro: a fragata Liberdade de Argentina volta para a Base Naval de Mar del Plata, depois de ter estado setenta e oito dias retida no porto de Tema, em Gana, por reclamação judicial dos fundos abutre.
10 de janeiro: o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, permanece em Cuba, sem poder assumir seu novo mandato presidencial. Por sentença do Tribunal Supremo de Justiça, a investidura se adiou indefinidamente até que o mandatário possa retornar em condições ideais a nação. Onze de janeiro: França inicia a intervenção militar no Mali para conter o avanço de rebeldes islâmicos ligados à Al Qaeda.
- 2 Demência inicial
- Coluna de Silvia Simonit
- Corte Constitucional
- Abertura de loja
quinze de janeiro: ao longo da Guerra civil síria, dois ataques com explosivos destroem a faculdade de Aleppo, deixando a 80 pessoas mortas. 17 de janeiro: no norte de Bolívar (Colômbia), o ELN é atribuída ao sequestro de 5 engenheiros, entre eles, 2 peruanos e um canadense.
Vinte e um de janeiro: a Lua ofusca o planeta Júpiter, fenômeno notório somente pela américa do Sul. 25 de janeiro-Barquisimeto (Venezuela), um motim na prisão de Uribana deixa sessenta e três mortos e mais de 120 feridos. Vince e seis a 28 de janeiro: I Cúpula da Comunidade de Estados latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia em Santiago do Chile.
Vince e seis de janeiro: em Tucumán (Argentina), a pianista Myrtha Raia (84 anos) recebe um tiro por comprovar contra a ditadura cívico-militar. Faleceu 3 dias depois. 27 de janeiro: no centro da cidade brasileira de Santa Maria (no estado do Rio Grande do Sul), um violento incêndio deixa 239 mortos e mais de 124 feridos.
Dois de fevereiro: no Paraguai, o candidato presidencial Lino Oviedo, morreu em um acontecimento aéreo, quando retornava da cidade de Concepción, a capital, Assunção. Seis de fevereiro-terremoto de 8 graus nas Ilhas Salomão produz um tsunami que acaba com a vida de treze moradores das ilhas.